E aí pessoal! Vamos de tendência? A Parca ou Parka teve seu momento auge na moda, no final dos anos 90, mas logo em seguida ficou um pouco de lado, dando espaço para os trench coats e sobretudos. Mas hà praticamente duas estações ela vem ganhando mais força e retornando às ruas e ao cotidiano masculino. 

A Parca tem origem militar, na década de 50 e teve “ajuda” dos jovens da época para se popularizar e virar febre.  A peça possui algumas características específicas que ajudam a identifica-la, uma das principais, é o comprimento, que vai até metade da coxa e um cordão na cintura que pode ser ajustado para acinturar um pouco a silhueta, além dos dois bolsos que ficam logo a baixo do cordão e geralmente possuem capuz (nem sempre).

Hoje em dia são muitas variações da Parca. Além da sarja e do nylon, algodão, jeans, poliéster e outros tecidos ganharam espaço, podendo ser em versões mais leves par dias mais frescos, ou então pesados para encarar o frio que faz em alguma regiões do país, abrindo diversas possibilidades de uso. Cai bem tanto em looks mais descolados e casuais, até os mais formais com terno e costume.

Para sobreposições ou em looks que possuem mais informação, o ideal é apostar numa Parca em tons mais neutros. Mas se a peça for daquelas super descoladas, com estampas ou muitos detalhes, vá com o combo básico jeans + camiseta e deixe que a Parca seja o grande destaque da produção.

Então que tal deixar um pouco de lado os trench coats e sobretudos pra apostar nas Parcas?

Share: