Fala Pessoal!!

Muito se fala sobre os padrões de estilo masculino, ou se preferirem, o estilos que existem. Esses padrões, não existem para rotular, e sim para denominar modelagens, tecidos e peças, para saber à qual estilo elas pertencem.

Num processo de consultoria de imagem, por exemplo, esses padrões são primordiais na hora de definir os objetivos do trabalho para traçar o perfil do cliente e qual imagem pretende passar, e então indicar as peças que deverão ser usadas.

Já no dia-a-dia, esses padrões são importantes para sabermos as peças que são mais apropriadas em diferentes ocasiões. Você sabe qual é o seu estilo? Com base nas suas preferências dá para saber! O principais são: Esportivo, Tradicional, Elegante, Romântico, Sexy, Criativo e Moderno. Bora ver as características de cada um deles!

 

Esportivo

O estilo esportivo é composto por um design mais clássico e casual, peças funcionais com linhas mais soltas e confortáveis, com ombros naturais sem marcar a cintura e a calça com largura moderada. O tecidos geralmente são o algodão, a sarja e fibras naturais que são mais encorpados e fácies de cuidar.

Cores: Neutras – marinho, cinza e branco; Terrosos – cáqui, oliva e bege; Cores vivas e pastel; padronagens – xadrez, listras e tweed.

Peças-chave: Jaquetas, jeans e blazer esportivo.

Tradicional

O estilo tradicional é clássico e simples, com linhas retas e sob medida, formas estruturadas e poucos detalhes, a silhueta é retangular e solta, sem marcar ombros e cintura, e calça com largura moderada. Os tecidos de alfaiataria encorpada e opaca, com texturas leves e trama fechada de fibras naturais e mescladas.

Cores: Neutras, marinho, cinza, creme, vinho, petróleo, verde (para gravata); Claras: branco azul claro e cru para camisas; estampas de listras e risca de giz.

Peças chave: Ternos, camisas claras e sapatos de amarrar.

Elegante

O estilo elegante é clássico e formal, com linhas bem talhadas, simples e suaves, estruturadas e com poucos detalhes. As padronagens, raramente usadas por esse estilo, são discretas, com texturas lisas e opacas com contrastes de cor médio e produções monocromáticas.

Cores: Neutras e opacas, marinho, cinza, camelo, oliva e preto.

Peças-chave: Ternos, gravatas, sapatos de amarrar e mocassim.

Romântico

O estilo romântico foge um pouco do clássico. Com linhas e curvas suaves, e formas desestruturadas, a silhueta forma um retângulo solto, ambos naturais, sem marcar a cintura, a calça vai de largura moderada até larga. Composto por tecidos como seda, linho e viscose, as texturas são lisas, leves, delicadas e espaçadas.

Cores: Branco, azul claro, rosa, verde claro, bege, cru ou estampas florais, todas em padronagem clara.

Peças-chave: Blazer, T-shirt e terno completo.

Sexy

O estilo sexy exibe ou marca mais o corpo. A silhueta é ajustada, por isso os ombros e a cintura ficam mais marcados. Os tecidos geralmente são mais estruturados e variados como, metalizados, opacos, brilhantes, lycra, algodão, denim e couro, além de estampas de bicho e futuristas. O uso de acessórios em metal também é característica de estilo.

Cores: Preto, azuis, black jeans e contrastes fortes.

Peças-chave: Calça jeans justa e jaquetas em couro.

Criativo

O estilo criativo é o que apresenta mais possibilidades, onde tudo é possível. Misturar clássico e vanguarda, tecidos com características diferentes e opostas, shapes retos ou curvos, e todas as silhuetas. O criativo não segue muitas regras e combina peças que as vezes parecem não combinar.

Cores: Uma cartela gigantesca de cores em tons vivos, neon e neutras.

Peças-chave: Jaquetas, coletes, T-shits coloridas, acessórios e peças com design diferenciado.

Moderno

O estilo moderno sai do clássico, tem formas estruturadas e com poucos detalhes, linhas retas e lapelas e ombro exagerados, formando uma silhueta triangular com ombros marcados. Os tecidos são firmes e lisos, tanto opacos quanto brilhantes.

Cores: Neutras – preto, cinza, marinho e branco; Vivas – vermelho, azul royal e petróleo; Tons de pedra preciosa – rubi, esmeralda e safira.

 

E aí, qual é o seu estilo? Me contem nos comentários 

Share: